O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que confederação Suíça desempenha um papel fundamental para a consolidação do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), em curso no País.
Filipe Nyusi fez o pronunciamento a momentos, durante a conferência de imprensa no fim das conversações ente os governos de Moçambique e Suíça, no âmbito da visita de três dias que o Presidente suíço, Alain Berset, efectua ao País.
“ Esse exercício iniciou e evoluiu com o apoio directo e permanente e até agora da confederação suíça. Por isso para nós era importante passarmos em revista e ver em que fase estamos e o que se pode fazer, neste caso concreto do DDR. Explicamos claramente que das 16 bases da Renamo que já estão encerradas, faltando uma, estamos a entrar para uma nova fase que não está no acordo mas que é importante para a consolidação, para tornar sustentável o processo DDR, que é a área das pensões. Expliquei que estamos agora a trabalhar no sentido de angariar recursos para ver se podemos tornar esse processo sustentável e exequível. Estamos comprometidos, isso terá que acontecer “, disse.
Já o presidente da Suíça, Alain Berset, assumiu o compromisso do seu país em continuar a apoiar acções de pacificação em Moçambique, incluindo o combate ao terrorismo em Cabo Delgado. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.