O Presidente da República considera que a morte do antigo Presidente da Namíbia e fundador do partido libertador do país, SWAPO, Sam Nujoma, não representa apenas uma perda para a Namíbia e Moçambique, mas para todo o continente africano.
Em mensagem, Daniel Chapo refere que foi com profunda tristeza que tomou conhecimento do falecimento do antigo estadista namibiano.
O Chefe do Estado diz reconhecer o legado do Presidente Nujoma como um grande líder, fundamental no movimento de independência da Namíbia e a sua contribuição para a paz e segurança da região da SADC e do continente africano.
Já o partido Frelimo classifica Sam Nujoma como líder visionário, combatente destemido, promotor da liberdade e verdadeiro arquitecto da independência e edificação da Namíbia.
A Frelimo refere que a dedicação inabalável de Nujoma à causa da libertação da Namíbia moldou a trajectória do país mas também significativamente para o fortalecimento dos laços históricos entre Moçambique e Namíbia, ambos unidos pela luta comum contra o colonialismo e pelo ideal de autodeterminação dos respectivos povos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.