O Presidente da República, Filipe Nyusi, reitera o empenho do governo moçambicano na busca da paz e tranquilidade, apesar das adversidades que o país atravessa, nomeadamente o impacto da covid-19 e os ataques terroristas na província de Cabo delgado.
Na mensagem por ocasião do Primeiro de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, Filipe Nyusi, diz contar com a contribuição e entrega abnegada, alto sentido de patriotismo e responsabilidade do trabalhador no desenvolvimento do país.
Lê-se na mensagem que este é o segundo ano consecutivo que se comemora o Primeiro de Maio, numa situação atípica, caracterizada pela prevalência da pandemia da covid-19, com impacto preocupante que obrigou o governo a assumir novas formas de estar na vida e uma renovada conjugação de acções céleres de prevenção e de combate a pandemia, que vem afectando o normal funcionamento da economia.
Filipe Nyusi refere no comunicado, que perante a covid-19 e outras adversidades, como os ataques terroristas na província de Cabo delgado, que resultam em mortes e destruições, sofrimento humano e desaceleração de investimentos nacionais e estrangeiros, o governo adoptou medidas restritivas que abrandaram ainda o ritmo da economia, mas também tiveram outras intervenções com impacto positivo que consubstanciaram na retoma gradual das actividades.
Refere o comunicado, que governo vai ainda manter a coordenação com os parceiros sociais e outros seguimentos da sociedade, bem como acompanhar a par e passo a situação laboral, sempre com o intuito de minimizar à medida do possível, o impacto negativo deste flagelo sobre o trabalhador e os cidadãos mais vulneráveis.
Neste contexto, o Presidente da República exorta a todos os trabalhadores moçambicanos e estrangeiros, no país, a fazerem das inúmeras adversidades, uma oportunidade para intensificar a produção e produtividade de bens e serviços essenciais para o mercado interno e externo, mantendo a vitalidade da economia e aumentando os postos de trabalho. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.