O Presidente da República, Filipe Nyusi, explicou, esta quarta-feira ao seu homólogo ucraniano, a decisão de Moçambique abster-se em relação à guerra Rússia/Ucrânia.
Filipe Nyusi que manteve uma conversa telefónica com Volodomir Zelensky, esclareceu que a posição de Moçambique resulta da Constituição da República e da política externa que defendem a solução de diferendos, por meio do diálogo.
De acordo com a Presidência da República, o Chefe do Estado moçambicano realçou que o país defende o respeito pelo Direito Internacional Humanitário, e manifestou solidariedade às vítimas do conflito que já provocou a perda de mais de dez mil pessoas, causou milhões de deslocados, e destruição de infra-estruturas.
No mesmo contacto, o Presidente Ucraniano felicitou Moçambique pela eleição a Membro Não-Permanente do Conselho de Segurança da ONU e manifestou o seu interesse em explicar aos países africanos num fórum próprio, a situação de segurança e usar a oportunidade para uma abordagem sobre aspectos de índole económico e comercial. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.