O Presidente da República Filipe Nyusi quer que instituições do ensino superior pautem pela pesquisa de assuntos que possam contribuir para o desenvolvimento do país.
Filipe Nyusi diz que só com pesquisa e inovação o ensino superior, em Moçambique, terá qualidade.
O estadista moçambicano falava, no distrito municipal Ka-Tembe, durante a inauguração da Universidade AQUILA, uma instituição do ensino superior privado que em Junho, deste ano, iniciou com o processo de formação.
"Saudamos a visão desta universidade de promover a qualificação de alto nível, criação, análise crítica, transmissão e difusão de cultura, da ciência e tecnologia através do ensino e desenvolvimento experimental".
"Nossa visão como governo é que o ensino superior privado complementa o esforço do executivo na formação do capital humano e social para as acções de desenvolvimento nacional".
O Presidente da República apontou que o Estado moçambicano tem uma agenda de desenvolvimento centrada na promoção do conhecimento, ciência, inovação tecnológica, que requer um envolvimento do ensino superior e de todas as forças vivas da sociedade, incluindo o sector privado porque a responsabilidade do desenvolvimento nacional é colectiva.
Instalada numa área de 4 hectares, totalmente verde, a universidade AQUILA tem cursos do nível de licenciatura e pós graduação.
A Rádio Moçambique apurou que além de leccionar cursos de engenharia agrónoma, a intuição tem ainda cursos de licenciatura em enfermagem geral, farmácia, direito, contabilidade de entre outros.
Filipe Nyusi frisou que o seu governo apoia iniciativas do género, uma vez que o ensino superior privado, no país, é um fenómeno novo que tem respondido às contínuas e crescentes transformações económicas, sociais, políticas e tecnológicas operadas, no país, com destaque a partir da década 90. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.