O Presidente da República, Filipe Nyusi, garante que a paz será restabelecida em Cabo Delgado, para permitir a retoma dos trabalhos de exploração de hidrocarbonetos na região.
Filipe Nyusi deu esta garantia às empresas multinacionais interessadas na exploração do gás natural liquefeito na Bacia do Rovuma e não só, face a instabilidade na região.
Nyusi que falava, esta segunda-feira na Coreia do Sul, no acto da recepção por Moçambique, da plataforma de produção de gás natural liquefeito, explicou que o trabalho conjunto das forças armadas nacionais e estrangeiras, está a surtir os efeitos desejados.
“ Este quadro encoraja os investidores dos projectos de gás da área um da Bacia do Rovuma, liderados pela TOTAL Energy a equacionar a retoma dos seus investimentos ora interrompidos devido a preocupação de segurança. Continuaremos a manter a interacção com as concessionárias para juntos avaliarmos e determinarmos os momentos certos para retoma das actividades da área um, tendo como preocupação primária a protecção de vidas humanas nas comunidades e dos investimentos”, disse.
O Chefe do Estado moçambicano defendeu a necessidade de o país assumir o compromisso de reduzir a emissão de gases poluentes, durante a exploração de gás natural, no âmbito dos consensos acordados mundialmente.
O comentarista da Rádio Moçambique, Manuel Guilherme Júnior, entende que a recepção oficial da plataforma de exploração de Gás liquefeito, pelo chefe de estado moçambicano, é uma demostração do compromisso das multinacionais em avançar com o projecto de produção. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.