O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugura, hoje, a central fotovoltaica do projecto de electrificação do posto administrativo de Mapulanguene, no distrito de Magude, província de Maputo.
Trata-se de um projecto implementado no âmbito da iniciativa Energia para Todos, que tem por objectivo maximizar o acesso à energia para mais famílias e empresas.
O projecto de Electrificação de Mapulanguene está orçado em mais de 79 milhões de meticais, e contempla a construção de uma mini-central fotovoltaica com capacidade de produzir cerca de 189.7 MWh por ano.
A infra-estrutura conta igualmente com um banco de baterias com capacidade de armazenar cerca de 600kwh para fornecer energia durante o período sem sol, 7km de linha de baixa tensão, e candeeiros para iluminação pública.
O projecto está previsto para fornecer corrente eléctrica a cerca de 209 beneficiários, incluindo a sede do posto administrativo, uma escola, um centro de saúde, 190 residências, posto policial, estabelecimentos comerciais, uma estacão meteorológica e 1 sistema de abastecimento de água.
A secretária do Estado na província de Maputo, Judith Mussácula, disse que com a entrada em funcionamento da central Fotovoltaica do posto administrativo de Mapulanguene, estão criadas as condições para alavancar o desenvolvimento sócio-económico do distrito de Magude.
A construção da Central Fotovoltaica de Mapulanguene no distrito de Magude, enquadra-se no âmbito da electrificação universal de Moçambique até 2030, definida na Estratégia Nacional de Electrificação, aprovada pelo Governo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.