O Presidente da República, Filipe Nyusi, manifestou optimismo quanto a concretização de uma série de investimentos prometidos pela Casa Branca no final da II Cimeira Estados Unidos da América – África.
O Presidente Nyusi fez esta apreciação positiva durante o balanço dos três dias da Cimeira, encontro que teve como objectivo o fortalecimento das relações entre os Estados Unidos da América e o continente africano, sendo que o foco esteve na boa governação, democracia e segurança.
Áudio: Presidente da República, Filipe Nyusi
Com efeito, a administração Biden pretende alocar 55 mil milhões de dólares em África dentro de três anos em diversas áreas como a digital, infra-estruturas, saúde e a luta contra as alterações climáticas.
Biden anunciou ainda mais 15 mil milhões de dólares em compromissos e parcerias privadas de comércio e investimento.
No anúncio desta série de investimentos o Presidente Joe Biden apelou para o estabelecimento de parcerias com África, sublinhando que o Ocidente não poderá resolver os desafios existentes sem a colaboração da liderança de África.
A propósito do anúncio dos investimentos norte-americanos, o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, que participou em vários painéis, em representação do Presidente Filipe Nyusi, disse ser imperioso que Moçambique se prepare para beneficiar destas oportunidades de investimento. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.