O Presidente da República Filipe Nyusi vai manter, hoje, conversações oficias com o seu homólogo da Argélia, Abdelmajid Tebboune, no âmbito da visita à aquele país.
No encontro, os dois estadistas vão aprofundar as relações de amizade e perspectivar acções futuras para reforçar a cooperação bilateral.
Depois das conversações, os dois estadistas vão testemunhar a assinatura de alguns instrumentos jurídicos visando a abertura de novas áreas para o incremento da cooperação.
O vice-ministro do Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, diz que a visita do presidente Nyusi à Argélia, vai incrementar as relações diplomáticas, e não só, entre os dois países.
“Esta visita realiza depois da visita que o presidente Samora Machel realizou. Há mais de quarenta anos depois, o presidente Filipe Nyusi esta a realizar esta visita. Portanto, visa de facto relançar as relações histórias que existem entre Moçambique e Argélia”, disse.
No próximo dia 2 de Março, o Presidente Nyusi vai participar na 7ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Fórum dos Países Exportadores do Gás (FPEG/GECF), que irá decorrer sob o lema “Fazer do Gás Natural o Recurso Central de um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”.
A Cimeira vai debruçar-se sobre matérias que impulsionem os países e governos a abraçarem novas tendências e dinâmicas do sector, para permitir um ambiente global sustentável ao sector de gás no futuro, bem como reforçar o papel dos países exportadores de gás na preservação dos seus interesses, quer nacionais quer da Organização. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.