Arrancou, esta quarta-feira, na cidade de Dacar, no Senegal, a II Cimeira sobre Alimentação em África com as lideranças a manifestarem comprometimento político de combater a fome no continente.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, participou na cerimónia solene de abertura da Cimeira, um evento que destaca a presença de pelo menos 34 chefes de estado e de governo de países africanos.
Na ocasião, foi vincada a necessidade de adopção de estratégias que visam, a curto prazo, garantir a segurança alimentar e que nenhum africano morra devido a fome.
Para sustentar este desiderato, o grupo Banco Africano de Desenvolvimento anunciou a abertura de uma linha de financiamento de dez mil milhões aos programas de desenvolvimento da agricultura nos países africanos durante os próximos cinco anos.
O presidente do grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi A. Adesina referiu que a soberania e liderança alimentares em África devem triunfar através de acções concretas num continente que necessita de fertilizantes e insumos agrícolas.
Segundo a União Africana, os governos devem incrementar os seus orçamentos direccionados para o sector agrário, situados actualmente em apenas 12 por cento. (RM Dacar)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.