O Presidente da República, Filipe Nyusi, apela os países com uma robustez financeira e económica, a apoiarem as nações menos desenvolvidas, em programas de alívio a pobreza extrema.
O Chefe do Estado fez o apelo em Genebra, na Suíça, onde participa da septuagésima Sexta Assembleia Mundial de Saúde.
.É desejo do estadista moçambicano que os membros da Organização Mundial da Saúde, tomem a dianteira neste processo de solidariedade e apoio mútuo, por forma a reduzir os custos de importação de produtos essenciais para a população.
Segundo o Presidente Filipe Nyusi, um dos passos a ser tomado pelos países mais desenvolvidos do mundo, é o perdão da dívida acumulada, por vezes impostas por factores adversos aos programas de desenvolvimento sócio-económico.
“Aqui importa reiterar que o endividamento insustentável de muitos países pobres, muitas vezes resultante de factores exógenos, como mudanças climáticas, pandemias, guerras impostas, são uma das grandes causas da sua incapacidade de financiar os serviços essenciais, incluindo do sector de saúde”, disse.
O presidente da Republica de Moçambique, na qualidade de convidado de honra no evento, partilhou a experiencia de Moçambique nos cuidados básicos de saúde para as comunidades rurais.
Hoje o último dia de visita de trabalho à confederação Suíça, o Chefe de Estado vai manter encontros separados com os altos-comissários das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, e para os Direitos Humanos. Volker Turk. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.