O Presidente da República, Filipe Nyusi, pediu, hoje, bravura e rigor, na actuação da Força em estado de alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) destacada para apoiar o combate ao terrorismo em Cabo Delgado.
Filipe Nyusi precisou que o início das operações da força deve-se traduzir no restabelecimento da tranquilidade nas zonas afectadas.
O Chefe do Estado falava, esta segunda-feira em Pemba, província de Cabo Delgado, no Lançamento oficial da Força em estado de alerta da SADC.
O Estadista moçambicano anunciou que está a retomar, gradualmente, a circulação rodoviária ligando os distritos de Mocímboa da Praia e Palma, na província de Cabo Delgado.
“ Nos últimos dias temos estados receber com agrado as notícias de progressão, com sucesso, das nossas forças que combatem juntamente com os nossos irmãos do Ruanda. Refiro-me a ocupação do posto administrativo de Diaka e da localidade de Awasse ao esclarecimento, na profundidade, da vila-sede de Palma e ao progresso que culminou com a desactivação de posições avançadas dos terroristas nos eixos das aldeias na zona mais para o norte dos distritos abrangidos”, disse.
Presente na ocasião, o Presidente em exercício do órgão de cooperação nas áreas de Defesa e Segurança da SADC, Mogwetsi Masisi, garantiu que a força da SADC está devidamente estruturada para o cumprimento da missão.
Este domingo, o Ministério da Defesa Nacional anunciou que a vila-sede de Mocímboa da Praia e algumas comunidades circunvizinhas já estão sob controlo das autoridades.
A força contempla militares sul-africanos, angolanos, tanzanianos e do Lesotho, com duração de 30 dias prorrogáveis. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.