O Presidente da República, Filipe Nyusi, que termina, esta terça-feira a sua visita de trabalho de três dias à Itália, reúne-se hoje com a directora executiva do Programa Mundial de Alimentação (PMA), Cindy Maccain.
Esta segunda-feira, Filipe Nyusi, participou na Cimeira Itália-Africa e teve encontros separados com o homólogo italiano, Sergio Mattarela e a primeira-ministra da Itália, Georgia Meloni.
A Itália, tem grandes investimentos em Moçambique, sobretudo na área de hidrocarbonetos, através da multinacional ENI, que explora o gás natural liquefeito, na bacia do Rovuma, em Cabo Delegado.
Actualmente, o gás é tido como um dos combustíveis fósseis mais limpo, produzindo menos emissões e poluentes para a atmosfera.
A multinacional italiana ENI e seus parceiros decidem ainda este ano se avançam para um novo investimento na área 4 da Bacia de Rovuma.
O primeiro projecto da ENI e parceiros, está a ser implementado no Coral Sul, em offshore, ou seja em ambiente marinho, tal como será o segundo, denominado por Campo Coral que tem um potencial de aproximadamente 500 mil metros cúbicos de gás natural.
Em relação a conferência Itália-África, salienta-se o anúncio da primeira-ministra, Giorgia Meloni, da disponibilização inicial de 5.5 mil milhões de euros, para o financiamento de infra-estruturas físicas e digitais, formação profissional, promoção de emprego, clima e combate ao terrorismo, a nove países, incluindo Moçambique. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.