O Presidente da República, Filipe Nyusi, efectua hoje, uma visita de trabalho à província de Sofala.
Nesta província, segundo um comunicado recebido na nossa redacção, o Chefe do Estado irá proceder à inauguração da Rede Eléctrica do Posto Administrativo de Chupanga, no distrito de Marromeu, no âmbito do Programa “Energia para Todos” que visa a expansão da energia eléctrica às áreas peri-urbanas e rurais em todo o país, até 2030
Ainda em Sofala, o Chefe do Estado vai, igualmente, inaugurar o Armazém Regional de Medicamentos, na cidade da Beira, uma infra-estrutura construída de raiz, cujo objectivo é o fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde, no âmbito da prossecução do Programa Quinquenal do Governo 2020-20224.
A inauguração da rede de energia eléctrica de Chupanga enquadra-se no programa Energia para Todos, que preconiza o acesso universal à energia eléctrica até 2030.
A expansão da rede eléctrica teve a duração de um ano e consistiu na construção de 50 quilómetros de linha de média tensão a partir de Caia e quatro postos de transformação o que custou aos cofres do Estado cerca de noventa e quatro milhões de meticais.
O director de Electrificação e Projectos da Electricidade de Moçambique, Cláudio Dambe, disse que numa primeira fase a energia vai beneficiar quatro mil pessoas dos pouco mais de cinquenta mil habitantes do posto administrativo de Chupanga.
Os residentes de Chupanga não escondem a sua satisfação com a chegada de energia da rede nacional, pois vai catapultar o desenvolvimento sócio-económico da região. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.