É preocupante a situação dos deslocados dos ataques perpetrados pelos insurgentes na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
Da vila autárquica de Mocímboa-da-Praia, o epicentro dos ataques terroristas, são mais de 62 mil deslocados que encontraram refúgio na cidade de Pemba, incluindo o edil, Fernando Neves.
O autarca disse à Rádio Moçambique que a população de Mocímboa-da-Praia está dispersa por vários pontos do país, com destaque para as províncias vizinhas.
O edil de Mocímboa-da-Praia, Fernando Neves, disse que a autarquia está literalmente abandonada, estando neste momento sob controlo das Forças de Defesa e Segurança.
Os ataques de insurgentes forçaram ainda a transferência administrativa das actividades da autarquia de Mocímboa-da-Praia para Pemba, onde a edilidade procura garantir serviços administrativos básicos, disse Fernando Neves
Há três meses que o gabinete ad hoc do Conselho Municipal da Mocímboa-da-Praia, funciona em Pemba, com receitas dependentes apenas dos Fundos de Compensação Autárquica, disponibilizadas pelo governo central. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.