A Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, enalteceu o apoio que o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), tem prestado a Assembleia da República, no quadro das suas componentes temáticas de trabalho (eleições, industria extrativa, mulheres e jovens, paz e reconciliação).
Falando esta quarta-feira, durante a audiência que concedeu ao Director Executivo do IMD, Esperança Boias apelou àquela Organização Não-Governamental nacional para que continue a trabalhar em prol do País com vista a consolidação de Democracia.
Na ocasião, a Presidente do Parlamento pediu, ao IMD, para, no quadro das suas componentes temáticas de trabalho, incorpore as acções relacionadas com a Divulgação das Leis que são aprovadas pela Assembleia da República por forma que os cidadãos conheçam os direitos e os deveres que lhes assistem.
Por seu turno, Hermenegildo Mulhovo, Director Executivo do IMD, disse ter recebido com agrado todos os conselhos que lhe foram transmitido e prometeu que continuara a trabalhar com a Assembleia da Republica com mais dinamismo.
O IMD opera em Moçambique desde 2001, inicialmente como Instituto Holandês para a Democracia Multipartidária (NIMD), tendo sido registada como uma organização nacional em 2016, ano a partir do qual tem estado a implementar o seu Plano Estratégico, que assenta essencialmente em quatro pilares, designadamente: apoiar e influenciar o sistema político; reforçar as capacidades dos actores políticos; influenciar a cultura politica de modo a que haja mais dialogo entre actores e; género e diversidade.
Aquela Organização assinou, em Junho de 2020, um Memorando de Entendimento com a Assembleia da Republica tendo em vista o desenvolvimento de acções conjuntas para a melhoria do desempenho dos deputados no exercício das suas funções.
No âmbito do Memorando, estão previstas acções de formação de deputados e funcionários, bem como acções de desenvolvimento institucional, intercâmbios e sessões de diálogo.
O Encontro desta quarta-feira, segundo Mulhovo, tinha por objectivo saudar a PAR a abordar algumas acções que esta organização tem realizado com o Parlamento e aquelas que pretende realizar ate ao final do presente Ano.
No encontro com a PAR, o Director Executivo fazia-se acompanhar pelo Coordenador de Projectos e pela Gestora de Projectos, ambos do IMD, Dércio Alfazema e Elisa Muianga, respectivamente.
Ainda esta quarta-feira, a Presidente da Assembleia da República recebeu, no seu Gabinete de Trabalho, o Corpo Directivo da Associação de Pequenas e Médias Empresas (APME), encabeçado pelo respectivo Presidente, Rosário Xavier Gemusse.
Durante o Encontro, o Presidente da APME apresentou, a PAR, os novos membros do Conselho de Direcção, bem como da definição de possíveis linhas de parcerias. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.