O Presidente da Frelimo e da República, Filipe Nyysi, lamentou, este sábado, na Matola, província de Maputo a morte do antigo Primeiro-ministro, Pascoal Mocumbi e de dezassete pessoas que morreram num acidente de viação na província de Sofala.
Filipe Nyusi falava no final da II sessão ordinária do Comité Central da Frelimo.
“Os acidentes de viação continuam a ser um verdadeiro drama público com consequências sociais e económicas devastadoras. Na zona de Siluvo, distrito de Nhamatanda, província de Sofala, uma viatura de transporte semi-colectivo de passageiros, vulgo chapa 100, que fazia o trajecto Inchope-Beira, transportando 19 passageiros, sendo 16 adultos e três crianças, embateu frontalmente num camião carregado de cimento que seguia em sentido contrário. O acidente resultou na morte de 17 dos 19 ocupantes do semi-colectivo, sendo 14 adultos e 3 crianças que viajavam e ferimentos graves em duas. Na avaliação preliminar feita no local constatou-se como causa do acidente, o excesso de velocidade e problemas mecânicos causados pelo rebentamento de um pneu”, disse.
No discurso de encerramento, Filipe Nyusi destacou que Pascoal Mocumbi prestou um contributo imensurável para o desenvolvimento do país.
“ A meio desta sessão, o Comité Central foi colhido pela trise notícia de partida eterna do camarada Pascoal Manuel Mocumbi. O camarada Mocumbi teve uma contribuição activa ma fundação da Frelimo em 1962. Dadas as suas qualidades excepcionais de liderança, o camarada Pascoal Mocumbi foi eleito membro da Comissão Política do nosso partido e recebeu várias condecorações nacionais e internacionais com destaque para a Ordem Eduardo Mondlane do primeiro grau. A morte do camarada Pascoal Mocumbi representa uma grande perda não só para a família Frelimo mas para a nação moçambicana, cuja construção ele deu a sua inestimável contribuição “, afirmou o Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, no final da II sessão ordinária do Comité Central da Frelimo, evento que teve lugar entre sexta e sábado, na Matola, província de Maputo.
A II sessão discutiu, entre outros assuntos, o desempenho dos municípios e do governo bem como a informação sobre o plano económico e social 2023. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.