O Presidente da República, Filipe Nyusi, efectua, a partir de deste sábado, uma visita de trabalho de seis dias à República Popular da China.
Durante a visita, o chefe do Estado vai escalar as cidades de Shangai e Jinan, onde tem agendados encontros com as autoridades locais, visitas a empreendimentos económicos e sociais, assim como participar no Fórum Empresarial Moçambique–China, indica um comunicado recebido na nossa redacção.
O Presidente Nyusi irá, igualmente, participar, em Beijing, na 9ª Cimeira do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), em resposta ao convite formulado pelo homólogo daquele país asiático, Xi Jiping, que decorrerá sob o lema “De Mãos Dadas Promovendo a Modernização e Construindo uma Comunidade China-África de Alto Nível com um Futuro Compartilhado”.
Durante a Cimeira, os Chefes de Estado irão avaliar os progressos registados na implementação do Plano de Acção 2022-2024 da 8ª conferência ministerial do FOCAC, que teve lugar em Dakar, Senegal, bem como aprovar a Declaração e o Plano de Acção 2025-2027, que irão orientar a cooperação China-África nos próximos 3 anos.
A reunião constitui igualmente uma oportunidade para reforço das relações de amizade e de cooperação bilateral entre os países africanos e a China e para a consolidação e aprofundamento da cooperação económica pragmática no quadro do FOCAC. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.