O Presidente da República anunciou a disponibilidade de linha de financiamento de setenta e cinco milhões de meticais para apoiar os produtores afectados pelo ciclone Freddy no país.
O montante, a ser desembolsado pelo Banco Nacional de Investimentos, BNI, vai servir para alavancar a cadeia de produção nas províncias da Zambézia, Tete, Manica, Sofala, Nampula e Niassa, assoladas pelas intempéries.
Filipe Nyusi falava esta quarta-feira, em Manje, sede do distrito de Chiúta, província de Tete, na cerimónia central de lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola 2023, um evento onde estiveram representadas todas as províncias do país.
O Presidente da República assegurou que o financiamento será isento de juros, com período de carência de capital de seis meses e o prazo de vencimento de dois anos, com valor mínimo de quinhentos mil meticais e máximo de três milhões de meticais.
Em relação a campanha de comercialização agrícola 2023, lançada esta quarta-feira, à escala nacional, o Presidente Filipe Nyusi disse que o país espera comercializar mais de dezassete milhões de toneladas de diversos produtos agrícolas.
O governo vai apoiar com a mecanização agrícola e insumos e a capacitação tecnológica com a assistência técnica de extensionistas.
Ainda esta quarta-feira, o Chefe do Estado vai dirigir o Quinto Fórum Nacional de Comercialização, que vai-se debruçar sobre as propostas de soluções para alavancar a cadeia de comercialização agrícola no país.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.