O Presidente da República, Filipe Nyusi, atribuiu através de Decreto Presidencial a "Ordem Eduardo Chivambo Mondlane, do 2º Grau" a Jonas Geraldo Namashulua (à título póstumo) e a "Ordem Eduardo Chivambo Mondlane, do 3º Grau" a Olímpio Victorino Vaz (à título póstumo).
A "Ordem Eduardo Chivambo Mondlane" é a mais alta condecoração da República de Moçambique, e foi criada com o objectivo de valorizar os actos e sacrifícios extraordinários consentidos na luta pela unidade nacional e libertação económica, social e cultural, contra o colonialismo e o racismo, pela paz, amizade, solidariedade e progresso da humanidade.
O Chefe do Estado atribuiu, igualmente, a “Ordem Militar 25 de Setembro, do 1º Grau" a Armando Abel Achicala (à título póstumo) e a Mateus Óscar Kida.
A "Ordem Militar 25 de Setembro" é criada com o objectivo de valorizar os actos extraordinários de heroísmo, de abnegação, de valentia e de coragem consentidos na luta de libertação nacional e na defesa da Pátria.
Ainda esta quarta-feira, o Presidente da República, Filipe Nyusi, atribui através de Decreto Presidencial a Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique a 1544 cidadãos nacionais.
A "Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique" é atribuída em reconhecimento e valorização da sua participação consequente na luta de libertação nacional e no engajamento patriótico, na edificação, na consolidação e no desenvolvimento da República de Moçambique.
Um comunicado recebido na nossa redecção indica que, em Despacho Presidencial separado, o Chefe do Estado delegou aos Secretários de Estado a imposição de insígnias a cidadãos nacionais, acto a ter lugar no dia 7 de Setembro de 2021. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.