O Presidente da República avalia positivamente a sua visita de três dias a sede da União Europeia, Bruxelas, na Bélgica, iniciada na última segunda-feira.
Filipe Nyusi disse que a visita tinha como objectivo o reforço das relações de cooperação nas áreas política, económica, diplomática e comercial.
O Presidente da República afirmou que nos encontros que manteve com as autoridades da União Europeia a questão do terrorismo foi a nota dominante.
O Chefe do Estado disse ter caracterizado o terrorismo em Cabo Delgado, como se desenvolve, como esta a ser combatido e quais são os resultados finais.
O Presidente da República falava esta quarta-feira, em Bruxelas, em entrevista balanço, aos jornalistas moçambicanos que o acompanharam na sua visita de três dias a sede da União Europeia.
Filipe Nyusi disse que Moçambique foi destacado pela forma como tem estado a gerir o terrorismo em Cabo Delgado, a prevenção e combate à pandemia da covid-19 e não só.
O Chefe do Estado falou, igualmente, sobre o projecto do crescendo azul, a questão das mudanças climáticas e gestão de crises, onde Moçambique colocou como questão do dia, a gestão de água, que no país mata, destrói e não produz, enquanto devi produzir.
“uma das questões que abordei, com alguma profundidade, foi a necessidade de retorno de algumas populações das zonas onde saíram e continuei a ter o cuidado de dizer que vamos criar condições, que são água, energia, hospital, escolas, estradas, comunicação, etc. mas, sobretudo, a segurança”- disse o Presidente da República.
Para o Presidente Nyusi, ninguém pode falar de desenvolvimento socioeconómico sem estar tranquilo e mesmo sem ter a certeza que essa tranquilidade, mesmo obtendo agora, será duradoura. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.