O Presidente da República considera que os mares e oceanos são essenciais para o Desenvolvimento Sustentável.
Filipe Nyusi, indica que estes recursos contribuem para o bem-estar dos humanos e do planeta.
O Chefe do Estado falava esta segunda-feira, em Maputo, na cerimónia de lançamento da Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul, e Portfólio de Oportunidades de Investimentos Azuis.
Entretanto, o Presidente da República aponta a pesca ilegal e a fraca capacidade de fiscalização, como factores que perigam os ecossistemas marinhos.
Filipe Nyusi indica, igualmente, a poluição e as alterações climáticas, como agentes que contribuem para a perda da biodiversidade marinha.
Segundo o Chefe do Estado, o país tem vindo a adoptar instrumentos que garantem a protecção das riquezas aquáticas, sendo a iniciativa Crescendo Azul, uma das plataformas que contribuem para a exploração sustentável dos recursos oceânicos.
A Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul, e Portfólio de Oportunidades de Investimentos Azuis, é uma iniciativa do governo, com objectivo de promover o uso sustentável dos recursos oceânicos, melhorar os níveis de vida das populações costeiras e proteger o ecossistema marinho. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.