O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou, esta sexta-feira, em Dubai, que a promoção da resiliência, a nível nacional, deve ser integrada não apenas no âmbito da gestão e redução do risco de desastres, mas também nos investimentos de adaptação e de promoção de desenvolvimento.
O Chefe do Estado falava no Evento Paralelo a COP 28, “De Sendai a Paris: Progressos e Limitações na Implementação da Redução de Riscos de Desastres e Adaptação às Mudanças Climáticas em Moçambique”, que culminou com o lançamento do Projecto Escolas Resilientes.
O Presidente da República aponta a ligação do aviso prévio nas componentes de expansão e cobertura para todas as comunidades vulneráveis, de forma inclusiva, e as infra-estruturas resilientes, como os grandes desafios dos países no investimento em inovações para mitigação do risco de desastres, como as maiores preocupações do governo.
“É dentro deste quadro que estamos a avançar com a construção de escolas e hospitais seguros, com uma visão de expandir a outras infra-estruturas que sejam erguidas no país, quer com fundos públicos, como de privados”- disse o Chefe do Estado.
Moçambique é um dos 23 estados que expressou ao mais alto nível o interesse em participar voluntariamente no processo de avaliação intercalar no Quadro de Sendai no país.
Filipe Nyusi disse esperar que as recomendações a serem sugeridas no relatório de Moçambique, assim como no relatório global sobre a revisão intercalar da implementação do Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015/2030, sejam tomadas em conta durante as diferentes análises e negociações da COP28.
“Como país, esperamos que a presente COP28 resulte em compromissos internacionais, compromissos financeiros ousados, como vista a galvanizar os esforços dos países em desenvolvimento, especialmente na componente da padronização da avaliação de perdas e danos pós-desastres, necessários para determinar o valor a alocar para a resposta humanitária.
O Chefe do Estado reiterou que o Mundo deve trabalhar em conjunto em defesa da humanidade.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, falava esta sexta-feira, no pavilhão de Moçambique, em Dubai, no Evento Paralelo a COP 28, “De Sendai a Paris e no lançamento do Programa Escolas Resilientes. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.