Presidente da República, Filipe Nyusi, agradece o apoio de Portugal em diversos domínios e sobretudo na luta contra a covid-19 e o terrorismo que assola Cabo Delgado.
Nyusi falava, esta noite no Palácio da Ponta Vermelha, a propósito do banquete oficial oferecido ao Primeiro-ministro português, António Costa.
“ Desafio interno a que temos estado a enfrentar. O combate ao terrorismo que desde 2017 afecta alguns distritos da província de Cabo delgado e que provocou mais de duas mil mortes e mais de oitocentas e sessenta mil deslocados. Aqui destaco Portugal, quer no âmbito bilateral, quer no contexto multilateral, da União Europeia, visando dotar as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique de capacidade para melhor lidar com o terrorismo. Neste contexto reitero a nossa gratidão a Portugal. Assim, renovamos o apelo à comunidade internacional para continuar a apoiar Moçambique e as forças africanas amigas no combate visando a erradicação deste flagelo. Exortamos a todos a apoiar as iniciativas de reconstrução de Cabo Delgado e a promoção do desenvolvimento integrado da região norte do nosso país” , disse.
Intervindo no banquete, o Primeiro- ministro português disse que o seu país continuará aberto para formar parcerias estratégicas com Moçambique.
“ Após uma luta conjunta que travamos contar a pandemia e conscientes dos desafios que se colocam pela actual conjuntura internacional, diversificaremos a nossa cooperação bilateral, para desenvolver os nossos países de uma forma sustentável e justa e em prol da prosperidade e felicidade do povo moçambicano e do povo português” , afirmou.
Esta sexta-feira, António Costa vai visitar a Escola de fuzileiros navais da Katembe, na cidade de Maputo.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.