O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que Portugal e Moçambique, souberam, ao longo das últimas décadas, construir uma relação de amizade e cooperação, apesar dos obstáculos decorrentes da guerra colonial.
Segundo o Chefe de Estado, o estabelecimento de relações diplomáticas, logo após a independência, e a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em 1996, foram passos importantes para a institucionalização da cooperação dos dois países e valorização do patrimônio comum, que é a língua portuguesa.
Falando esta sexta-feira em Lisboa, no lançamento do livro “O Fim da Luta de Libertação Nacional em Moçambique: Operação Omar”, da autoria do general, Atanásio M’Tumuke, Filipe Nyusi anotou queas relações entre as duas nações, continuam centradas na base do respeito mútuo e da igualdade, potenciando o intercâmbio entre os dois povos, a nível da cultura, do desporto e da diplomacia.
Na mesma cerimónia, o Presidente da República saudou a Televisão de Moçambique, pelo relançamento do seu Canal Internacional em Portugal.
Recomendou à direção da empresa a fazer do canal, uma verdadeira imagem do País.
A saudação foi extensiva a Rádio Moçambique pela implantação de uma representação na Tanzânia.
Filipe Nyusi foi um dos convidados de honra às comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril.
Ainda durante os três dias de visita àquele país lusófono, o Chefe de Estado manteve encontros com o Presidente Português, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.
Os governantes dos dois países trocaram informações sobre questões específicas de cooperação bilateral, dinamização do comércio e investimento.
O Presidente da República já deixou Lisboa, de regresso à Maputo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.