O Presidente da República diz que o livro do general Atanásio M'tumuke é um contributo valioso para a história de Moçambique e de Portugal.
Para Filipe Nyusi, o livro relata, com clareza, um dos momentos mais marcantes da luta de libertação de Moçambique contra o regime colonial Português.
“A obra que hoje temos a honra de assistir o seu lançamento convida-nos a revisitar um dos momentos mais assinaláveis da epopeia libertadora, onde a luta, clareza e a justeza pela independência nacional são visíveis”- disse Filipe Nyusi.
Filipe Nyusi disse que na obra, o general Atanásio M'tumuke reconstrói, na qualidade de narrador participante e em primeira pessoa, os factos que galvanizaram a operação OMAR, na localidade de Namatil, em Cabo Delgado, durante o período da luta de libertação nacional.
O Chefe do Estado moçambicano falava esta sexta-feira, em Lisboa, na cerimónia do lançamento do livro “O Fim da Luta de Libertação Nacional: Operação Omar”, da autoria do general Atanásio Mtumuke.
Na mesma ocasião, foi relançado o Canal Internacional da Televisão de Moçambique, onde o Presidente da República desafiou a TVM a produzir conteúdos de qualidade e atractivos, para a promoção da imagem do país no mundo.
“ Aproveito a ocasião para recomendar a direcção da Televisão de Moçambique para que façam deste canal, uma verdadeira imagem do país, levem a nossa realidade distinta, a beleza, as riquezas de Moçambique, as suas gentes, cultura, potencialidades e tragam a informação e a experiência da diáspora, nesse caso concreto de Portugal para Moçambique”, disse.
Durante o relançamento do canal Internacional da Televisão de Moçambique, Filipe Nyusi, enalteceu a Rádio Moçambique que nesta sexta-feira lançou o seu correspondente baseado em Dar Es salam, na Tanzânia.
“Os apelos que fazemos a TVM se estendem à Rádio Moçambique (RM) porque em saudação dos sessenta anos da criação da República Unida da Tanzânia, resultante da união do Tanganyka e Zanzibar, que esta sexta-feira se celebra, a Rádio Moçambique lança a sua representação naquele país irmão, através do seu correspondente, que vai residir em Dar Es Salam”, disse. (RM)
(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.