O Presidente da República e comandante em Chefe das Forças Armadas de Defesa de Moçambique escalou, esta sexta-feira, o distrito de Palma, em Cabo Delgado, ido da província do Niassa.
O estadista aterrou em Afungi, tendo percorrido, via terrestre, cerca de trinta quilómetros até a vila-sede de Palma.
Em Palma, Nyusi elogia o pessoal médico-militar pelo trabalho de assistência às populações, que está sendo levado a cabo, nas regiões outrora sob ataques terroristas.
Os elogios foram feitos, esta sexta-feira, numa breve interacção com aqueles profissionais, momentos após Filipe Nyusi ter visitado o Centro de saúde da vila-sede de Palma, que depois da vandalização retomou as suas actividades.
“ Vocês têm pacientes aqui ? Têm atendido 170 pacientes por dia. Vocês Forças armadas de Defesa de Moçambique é vossa vocação em tempo de crise, estejam presentes. Estou satisfeito, a juventude está aqui, a partir de praças, sargentos, mas o que vejo, vocês assumem o papel. Está ver o que é um soldado simples mas é médico a tomar conta disto em momento difícil. Isto é gratificante para o povo moçambicano”, disse.
Interagindo com o administrador do distrito, o Chefe de Estado procurou saber se as pessoas que ainda se encontram deslocadas em vários pontos do país poderiam regressar, João Buchili disse haver condições, visto que além da segurança, estão garantidos os serviços sociais básicos.
Ainda na vila-sede de Palma, o Presidente da República escalou o mercado local, onde ficou satisfeito ao ver a retoma da vida normal.
Interagiu com a população, tendo esta pedido o restabelecimento, o mais urgente possível, dos serviços bancários, para a dinamização da economia. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.