O Presidente da República exige equilíbrio do género, no processo de formação de gestores técnico-profissionais, a diversos níveis.
Filipe Nyusi falava esta terça-feira, em Maputo, na cerimónia de tomada de posse do Secretário de Estado do Ensino Técnico-Profissional.
Segundo o Chefe do Estado, às vezes os trabalhos não saem com perfeição, porque as pessoas não sabem o que têm que fazer, por falta de formação.
“mesmo quando queremos que a nossa mulher possa participar activamente na produção, precisa de habilidades e não existe nenhum tabu que diga que a mulher só tem que trabalhar no escritório, no restaurante, na limpeza”- disse o Chefe do Estado.
Filipe Nyusi explicou que há provas de que a mulher faz tudo e faz bem, por isso incentiva para que isso seja reconhecido e, nas mesmas condições, os deficientes, atribuídas as habilidades, também fazem com cuidado e têm muita calma e paciência.
“por isso temos que incluir uma quota para esse tipo de pessoas na formação que nós formos fazendo. Nós sonhamos e acho que vai acontecer com um sector pujante, competente, capaz de resolver o problema, gradualmente, com alguma solidez e alguma contundência positiva”- enfatizou o Presidente da República. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.