O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugura, esta tarde em Nampula, a Fábrica de Produtos Alimentares do Norte (PAN), localizada em Mutava Rex, na capital provincial.
A fábrica é fruto de um investimento privado e está vocacionada no processamento e fortificação da farinha de milho.
O empreendimento fabril já vem operando desde o ano 2020, absorvendo parte do milho produzido na região Norte do país com maior incidência, da província de Nampula.
Na manhã de hoje, o Chefe de Estado trabalhou na Zambézia, onde manifestou satisfação com os resultados alcançados no ingresso de alunos, no presente ano lectivo, na província.
Nyusi falava em Quelimane na sessão conjunta dos Conselhos dos Serviços de Representação de Estado e Executivo Provincial da Zambézia.
Na sessão, o governador da Zambézia Pio Matos disse que este ano, foram matriculados mais de dois milhões e cem mil alunos, contra um milhão e novecentos mil, de vários subsistemas de ensino, registados o ano passado.
Por seu turno a secretária de Estado na Zambézia, Judith Mussácula disse que a província da Zambézia, produziu o suficiente para alimentar os mais de cinco milhões e oitocentos mil habitantes, ao atingir, no primeiro semestre, mais de seis ponto cinco milhões de toneladas de produtos alimentares.
Salientou ainda, que o nível de arrecadação de receitas para os cofres do estado e a produção global, está num bom ritmo.
O Presidente da República considera de satisfatório o desempenho dos dois órgãos de governação descentralizada, tendo em conta os eventos climatéricos extremos e que atingiram a província e a covid-19. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.