Os presidentes de Moçambique, Filipe Nyusi, e da Argélia, Abdelmajid Tebboune, mantiveram conversações oficiais, esta quinta-feira, em Argel, no quadro da visita de quatro dias que estadista moçambicano efectua àquele país do Norte de África.
Antes das conversações, o presidente Filipe Nhysi procedeu a deposição de uma coroa de flores no monumento dos mártires e visitou o museu dos Madjaid
Nas conversações visarm estreitar a cooperação bilateral entre os dois países cujas relações de amizade e irmandade duram mais de quarenta anos.
Aliás, a Argélia tem estado a contribuir para o desenvolvimento de Moçambique em várias frentes com destaque para a formação de quadros militares durante a luta de libertação nacional e pós- independência.
Há ainda a partilha de experiências nos sectores de hidrocarbonetos, agricultura, tecnologia e segurança.
Quanto à segurança, Moçambique quer capitalizar a experiência da Argélia no combate ao terrorismo, sendo que este país do norte de África, segundo o vice-ministro dos negócios estrangeiros e cooperação, Manuel Gonçalves, conseguiu manter a estabilidade.
As conversações decorrem numa altura em que Moçambique, de forma enérgica, procura formas de combater o terrorismo na província de Cabo Delgado, com o apoio de outros países.
Filipe Nyusi é o segundo presidente da República de Moçambique a visitar Argélia, depois de Samora Machel há pouco mais de quarenta anos.. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.