A primeira cimeira Arábia Saudita- África, terminou esta sexta-feira na cidade de Riad, com uma declaração final, em que os cinquenta e seis chefes de estado e de governo africanos, manifestaram o seu comprometimento, em reforçar as relações de amizade e cooperação com este país asiático.
Moçambique foi representado na cimeira pelo presidente da república Filipe Nyusi, que reiterou o compromisso de reforço da cooperação nas áreas de infra-estruturas, militar, assistência humanitária, agricultura, entre outras.
Mais de cinquenta acordos de cooperação foram rubricados entre o reino da Arábia Saudita e os países africanos, nas áreas de turismo, energias renováveis, mineração, abastecimento de águas e tecnologias de informação e comunicações.
Na vertente económica, o reino da Arábia Saudita e os países africanos, concordaram garantir a materialização da visão 2030 e agenda africana até 2063.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, foi um dos estadistas que subiu ao pódio desta conferência na tarde desta sexta-feira, numa ocasião em que manifestou optimismo, no aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre os países africanos e o reino da Arábia Saudita.
O Presidente da República deixou a cidade de Riad, capital da Arábia Saudita, ainda esta sexta-feira de regresso ao país. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.