O Presidente da República, Filipe Nyusi, participa esta sexta-feira e sábado na capital cubana, Havana, na Cimeira dos países do grupo 77 mais China.
Actualmente composto por 134 países membros, o grupo, é a maior organização intergovernamental de países em desenvolvimento, que fornecem meios para os países do SUL articularem e promover os seus interesses económicos, assim como reforçar a sua capacidade de negociação conjunta em questões económicas internacionais, dentro do sistema das Nações Unidas, promovendo também a cooperação Sul-SUL para o desenvolvimento.
O encontro de Havana vai tentar encontrar os roteiros de uma relação mais justa e uma ordem verdadeiramente democrática e inclusiva, que privilegie a solidariedade e a cooperação internacional.
Ontem aqui em Havana, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez, destacou a relevância do lema da Cimeira do Grupo 77 mais China: Desafios actuais de desenvolvimento: O papel da ciência, da tecnologia e da inovação, para a consolidação do bloco, no actual cenário internacional.
Segundo o diplomata cubano, isto é uma demonstração do interesse do grupo pela natureza oportuna que resulta, perante a situação e os processos internacionais, assim como pelos temas que abordará.
Para a Cimeira, neste momento, estão inscritos na lista de oradores, mais de noventa estados-membros. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.