Vários Chefes de Estado e de governo, dos países da região austral de África, participam este sábado, em Harare, no Zimbabwe, na Quadragésima-quarta Cimeira, anual, da SADC.
A cimeira deste ano decorre sob o lema: Promover a Inovação para Criar Oportunidades de Crescimento Económico Sustentável e Desenvolvimento para uma SADC Industrializada.
É um lema que visa incentivar o bloco regional a conjugar esforços para o uso da investigação, ciência, tecnologia e inovação como instrumentos de apoio à modernização e à industrialização, nos países da África Austral.
Um dos pontos mais altos deste encontro do bloco regional será a passagem da presidência rotativa da organização, o Presidente de Angola, João Lourenço, que chegou na tarde desta sexta-feira, a Harare, para o seu homólogo zimbabweano, Emmerson Mnangagwa, anfitrião do evento.
Com efeito, o Presidente angolano, João Lourenço, tomou parte, na tarde desta sexta-feira da reunião da Troika do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, no majestoso e novo edifício do Parlamento zimbabaweano, que igualmente este sábado, vai acolher a Cimeira.
Além da reunião da Troika do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, em que Moçambique, esteve representado pelo Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, a cimeira foi antecedida por e encontros técnicos preparatórios e por outras sessões dos Conselhos de Ministros de várias áreas, tal é o caso da ciência e tecnologia.
Com efeito, neste último e realizado, quinta-feira, esteve o Ministro, Daniel Nivagara.
Esta será a primeira cimeira ordinária da SADC a ter lugar, após a retirada oficial, em Julho passado, da Missão Militar da Comunidade para o Desenvolvimento de África Austral, em Moçambique, SAMIM, que, juntamente com as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas e do Ruanda, combatia o terrorismo na província de Cabo Delgado, norte do país.
Com efeito esta cimeira analisará a situação política da região, para além dos progressos alcançados na implementação das prioridades do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional da SADC 2020-2030.
O relatório a ser apresentado, pelo actual presidente da Organização, João Lourenço, poderá ainda partilhar informações sobre a Segurança Alimentar e o Impacto da Seca e das Cheias na Região da SADC, devido ao fenómeno El Niño.
O relatório de João Lourenço poderá ainda abordar sobre o progresso na implementação do Tema da 43ª Cimeira da SADC, que é “Capital Humano e Financeiro: Os Principais Impulsionadores da Industrialização Sustentável na Região da SADC”.
No âmbito da realização da quadragésima-quarta cimeira da SADC, a capital zimbabweana, Harare, que nos últimos anos vem conhecendo o algum crescimento e melhoria nas suas infra-estruturas e portanto esta semana a capital regional, por conta da realização este sábado, da 44 Cimeira da SADC.
Por isso mesmo, a cidade de Harare regista um movimento intenso e é comum ouvir-se sirenes que simbolizam a circulação de várias delegações, com destaque para a deslocação dos estadistas e chefes de governos, que este sábado vão discutir sobre vários aspectos da vida da região.
Vários pontos da cidade de Harare e, na Avenida Samora Machel, por exemplo, uma das maiores e emblemáticas da capital zimbabweana, o cenário está colorido pelas bandeiras de todos os países-membros da região e a segurança está igualmente reforçada, por forma a conferir uma presença e circulação tranquilas dos delegados a esta cimeira. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.