O Presidente da República, Filipe Nyusi chegou à Dar-es-Salam, no princípio da noite desta segunda-feira, para uma visita de Estado de quatro dias à Tanzânia.
Nesse âmbito, as duas delegações governamentais reúnem-se, nesta terça-feira, para passarem em revista as relações de amizade, irmandade e de cooperação entre os dois Estados.
Relações que, aliás, o embaixador da Tanzânia junto do nosso País, Faustine Kasike, classifica-as como estando a atravessar bons momentos.
“Posso afirmar que desde os tempos de Samora Machel, Joaquim Chissano, Armando Guebuza e, agora, Filipe Nyusi, as nossas relações foram e são de irmandade e consolidam-se cada vez mais. A nossa cooperação em várias áreas é disso o exemplo”- disse Faustine Kasike.
O Embaixador da Tanzânia junto de Moçambique explicou que não é por acaso que se construiu a ponte da Unidade sobre o Rio Rovuma, que de certa forma está a dinamizar o intercâmbio entre os dois povos.
Numa outra abordagem, Faustine Kasike sublinhou que, no âmbito da garantia da paz e segurança entre os dois países vizinhos, tropas tanzanianas estão em Cabo Delgado a combater o terrorismo.
A visita do Chefe do Estado moçambicano surge no âmbito da reciprocidade em relação à visita da Presidente Samia Suluhu Hassan a Moçambique, realizada em Setembro de 2022.
Durante a visita, os governantes vão avaliar o estágio da cooperação bilateral, partilhar informações sobre a situação política, económica e social dos dois países, bem como trocar pontos de vista sobre questões de interesse mútuo na região, continente e no mundo.
Ainda no contexto da visita, o Presidente Nyusi irá participar, como Convidado de Honra, na abertura da 48ª Feira Internacional de Dar-es-Saalam. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.