Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, anuncia três pilares de governação, no qual o seu executivo se empenhará nos próximos quatro anos para salvar o país da actual situação económica.
Falando na 49ª sessão ordinária da Assembleia da República, Chakwera apontou o investimento na agricultura para se alcançar a segurança alimentar, a empregabilidade dos jovens e a criação de riqueza.
Chakwera delineou este trio de actividades como vector para acelerar as áreas de infra-estruturas, desenvolvimento do capital humano, nas quais sua administração investirá para garantir que os malawianos tenham alimentos, emprego e dinheiro.
No seu discurso intitulado “Acelerando a Mudança pela qual os Malawianos lutaram”, disse que é desafio da sua administração criar empregos para os jovens do país de forma que estes se tornem auto-suficientes.
O Estadista malawiano apontou que a sua administração está comprometida em gerar renda, investindo na mineração e formação profissional da camada jovem.
De entre vários assuntos que constam da agenda da sua governação, o Estadista malawiano deu a conhecer que a economia do país, para o presente ano, está projectada para um crescimento em 3,8 por cento.
Este crescimento é inferior ao número anteriormente projectado que era de 6,1 por cento, uma redução devido a pandemia de covid-19.
No seu discurso, afirmou-se confiante que o crescimento económico em 2022 aceleraria para 5,4%, impulsionado por uma recuperação dos sectores de manufactura, transporte e obras públicas.
Na ocasião, o Presidente do Malawi lançou o plano estratégico de desenvolvimento, Malawi 2063 - no qual o país aspira ser uma economia de alta renda.
Trata-se de um plano que prevê o crescimento da economia doméstica do país em uma média anual de sete por cento. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.