Presidente do Malawi Lazarus Chakwera participa hoje, em Maputo na cimeira extraordinária da dupla troika da Comunidade de Desenvolvimento para a África Austral (SADC).
Chakwera desloca-se à Maputo, a convite do seu homólogo Filipe Jacinto Nyusi, Presidente de Moçambique e em exercício da SADC.
Um comunicado da presidência da república do Malawi refere que a participação de Lazarus Chakwera na cimeira extraordinária da dupla troika da SADC, demonstra o compromisso que o governo do Malawi em ajudar Moçambique a combater o terrorismo.
A intenção de apoiar Moçambique no combate ao terrorismo foi manifestado após a tomada de posse do novo Chefe de estado, em Junho do ano passado.
Nesta quarta-feira, no seu discurso sobre o dia da África, Chakwera enfatizou a necessidade de nunca se esquecer que o continente africano era frágil e susceptível a perturbações internas e a choques externos.
“Para tal, criar a África que queremos deve ser um esforço colectivo, o que significa que precisamos da União Africana agora mais do que nunca, para maximizar a nossa resiliência como africanos ”, disse Lazarus Chakwera, presidente do Malawi.
O porta-voz do Presidente da República do Malawi, Brian Banda, disse que o país está dependente da decisão da SADC, sobre o tipo de apoio a prestar a Moçambique para o combate ao terrorismo.
Banda explicou que o Malawi vincula-se ao comando da SADC e não pode agir isolado, assegurando que tudo que for acordado entre os países da região, Malawi irá cumprir.
Por seu turno, o ministro da defesa interna do Malawi, Richard Chimwendo Banda, defendeu que os países da região aprimorassem a sua forma de agir perante o tráfico humano, contrabando e crimes conexos, que ocorrem ao longo das fronteiras comuns.
Richard Chimwendo Banda sublinhou ser crucial que as leis sobre o tráfico de pessoas, sejam padronizadas em todos os países e aplicadas de forma consistente, através das convenções internacionais e regionais existentes. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.