O Presidente da República, Filipe Nyusi, voltou hoje a apelar aos moçambicanos que se juntaram aos grupos rebeldes em Cabo Delgado para reconsiderarem a sua posição, avisando que "os terroristas não vão ter bons dias para sempre".
"Quero aproveitar esse momento para apelar aos que estão do lado do terrorismo para reconsiderarem a sua atitude (...) Aconselhamos a regressarem porque bons dias não serão para sempre do lado deles e nós não vamos ficar com as mãos cruzadas", declarou o Chefe de Estado, durante uma conferência de imprensa de balanço da visita que realizou a Roma, para participar na Cimeira Itália-África.
https://01f064058de9575a6d741e5de54e1f33.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html As incursões de grupos rebeldes na província de Cabo Delgado, estiveram entre os temas que Filipe Nyusi debateu com quadros de diversos países à margem da cimeira.
"Não há nenhum momento em que nós negligenciemos a possibilidade de partilhar o ponto de situação do combate contra o terrorismo. Porque o terrorismo é um problema global. Não se combate o terrorismo sozinho e esta guerra não tem fronteiras", declarou o Presidente da República.
Filipe Nyusi disse ainda que as Forças de Defesa e Segurança vão continuar a trabalhar para garantir a paz naquela província, avançando que as autoridades estão a adequar a luta ao novo modelo que os rebeldes agora apresentam.
"Vamos continuar com coisas concretas e na base da forma como o terrorista actua agora", frisou o Presidente Filipe Nyusi.
A província de Cabo Delgado enfrenta há seis anos uma insurgência armada com alguns ataques reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, que levou a uma resposta militar desde Julho de 2021, com apoio do Ruanda e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projectos de gás. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.