O Presidente da República considera importante a implementação de reformas profundas a todos níveis, para facilitar a evolução do comércio com o Malawi.
Falando esta quarta-feira, na cidade de Blantyre, na abertura da Feira Agrária, Filipe Nyusi sustentou a sua posição pelo facto de o Malawi não aparecer na lista dos dez principais parceiros comerciais de Moçambique, o mesmo que se aplica ao nosso país no Malawi.
Ilustrou que, embora de 2019 a 2023, os fluxos comerciais de Moçambique para o Malawi tenham mostrado uma tendência de evoluir, com as exportações a crescerem em 44%, o que totalizou 245 milhões de dólares, os dois países ainda não atingiram o pico das trocas comerciais, daí a necessidade de mais acções.
Para Filipe Nyusi, isso contribuirá significativamente para aproveitar ao máximo as oportunidades de investimento existentes em Moçambique e o Malawi.
O Chefe do Estado ilustrou que Moçambique tem uma gama de infra-estruturas disponíveis, que podem impulsionar o ambiente de negócios no Malawi, tendo apontando a dinâmica na exportação de gás natural liquefeito, agricultura, turismo e serviços logísticos.
Falou do crescimento económico, da estabilidade macroeconómica, das reformas com impacto positivo no ambiente de negócios, como a Lei de Investimentos e a facilitação do comércio exterior de mercadorias em trânsito ao longo da fronteira, a isenção de vistos para 29 países e a criação de um fundo garantido pelo banco, destinado a facilitar o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas.
Para Filipe Nyusi, estas facilidades criadas pelo governo moçambicano, bem aproveitadas podem construir prosperidade e um futuro mais brilhante para as gerações futuras dos dois países, pois na sua óptica, a região Austral de África deve continuar a brilhar e a servir como referência. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.