Presidente reeleito de Angola continua a receber felicitações

Publicado: 13/09/2022, 21:15
Categoria:

Macron felicita João Lourenço e quer visitar o país em 2023
O Presidente francês, Emmanuel Macron, felicitou hoje o seu homólogo angolano João Lourenço, reeleito em 24 de Agosto e manifestou o seu desejo de visitar Angola no início de 2023, segundo o Palácio do Eliseu
Numa conversa telefónica, Macron felicitou João Lourenço pela sua reeleição e disse-lhe que a França estaria representada a nível ministerial na sua cerimónia de tomada de posse, em 15 de Setembro", lê-se numa declaração do Eliseu.
O Presidente francês também "manifestou a sua vontade de trabalhar no aprofundamento das relações entre a França e Angola, particularmente no domínio da agricultura", disse a presidência francesa.
Também "saudou os esforços diplomáticos feitos por Angola, através da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), em prol da paz e estabilidade no leste da República Democrática do Congo [RDCongo] e na região dos Grandes Lagos".
Segundo um comunicado da Presidência angolana, felicitaram ainda João Lourenço os presidentes do Ruanda, Paul Kagamé, do Botswana, Mogkweetsi Masisi, da República Centro-Africana, Faustin Archange Touadera, e da Sérvia, Aleksandar Vucic.
De acordo com a mesma fonte, o Presidente angolano foi ainda saudado pelo médico da RDCongo Denis Mukwege, prémio Nobel da Paz, reconhecido pela acção a favor das mulheres vítimas de violência em ambiente de conflitos armados.
Presidente de Cabo Verde na posse do seu homólogo angolano
O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, vai assistir à cerimónia de posse do seu homólogo angolano, João Lourenço, na quinta-feira, esperando aproveitar a oportunidade para continuar a aprofundar as relações dos dois países, foi hoje anunciado.
João Lourenço decreta tolerância de ponto para dia da sua posse
O Presidente reeleito decretou para quinta-feira tolerância de ponto em todo o território nacional para permitir aos angolanos "comemorar condignamente" a sua posse.
O Tribunal Constitucional proclamou o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e o seu candidato, João Lourenço, como vencedores com 51,17% dos votos, seguido da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) com 43,95%, tendo chumbado o recurso de contencioso eleitoral da UNITA.
Com estes resultados, do total de 220 deputados, o MPLA elegeu 124 e a UNITA 90, quase o dobro das eleições de 2017.
O Partido de Renovação Social (PRS), a Frente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA) e o estreante Partido Humanista de Angola (PHA) elegerem dois deputados cada.
A Constituição de Angola prevê que o Presidente é o cabeça-de-lista do partido mais votado nas eleições gerais. (RM /NMinuto)

Tags: ,

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram