O Presidente Cyril Ramaphosa anuncia, esta segunda-feira, a remodelação do governo sul-africano.
Depois de uma longa espera e de muita especulação, a presidência sul-africana confirma que será hoje ás dezanove horas que Cyril Ramaphosa vai anunciar a nova composição do executivo.
As primeiras indicações de que haveria mexidas no governo foram dadas em Dezembro passado quando duas Ministras, na qualidade de deputadas, desobedeceram ordens do partido e votaram em sentido contrario das orientações do ANC, no parlamento.
Depois seguiu-se a perda de apoio politico do então vice-presidente, David Mabuza, no Congresso realizado, também em Dezembro.
Nos princípios de Fevereiro deste ano, o Presidente anunciou que ia nomear um Ministro da Electricidade, baseado na presidência, o que adensou ainda mais as especulações de que as mexidas estavam a um passo.
O porta-voz de Ramaphosa, Vincent Magwenya, diz que o presidente esteve em consultas com vários segmentos e hoje vai anunciar a tao esperada remodelação:
“Exercida a sua prerrogativa constitucional, o Presidente da República anunciará o novo executivo às dezanove horas de segunda-feira, dia 6 de Março de 2023. Isto vai reforçar o foco do governo, como disse o presidente no discurso sobre o Estado da Nação, nas acções que vão fazer uma diferença significativa agora, que permitirão um progresso real no próximo ano e que vão estabelecer as bases para uma recuperação sustentada no futuro”, disse.
Então, hoje serão conhecidos o novo Vice-Presidente do país, após a renuncia de David Mabuza; o novo Ministro da Administração e Função Pública, depois que a anterior titular passou para o Banco Mundial; o novo Ministro dos Transportes, posto vago porque Fikile Mbalula foi eleito Secretário-geral do ANC, cargo que passa a exercer a tempo inteiro; e o novo Ministro da Electricidade, uma nova figura na estrutura do governo de Ramaphosa.
Também podem ser anunciados os novos Ministros do Turismo e Governança Cooperativa e Assuntos Tradicionais, depois que as anteriores titulares, Lindiwe Sisulu e Nkosazana Dlamini Zuma respectivamente, desafiaram as ordens do ANC no parlamento ( RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.