O Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, apela aos médicos a suspenderem a greve, assegurando que o Governo está a trabalhar para a solução das reivindicações.
Adriano Maleiane, que falava, este sábado em Quelimane, no final da sua visita de quatro dias à Zambézia, reconheceu que parte das inquietações dos médicos é justa.
“Na óptica do governo, as preocupações apresentadas pelos médicos são justas, mas aquilo que nós oferecemos como governo, como solução e como prazo, nós pensamos que são suficientes para a Associação, pelo menos tomar a iniciativa de suspender a greve, que realmente não é falta de resposta, está tudo explicado“, afirmou.
Por outro lado, o Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, apelou ao bom senso da Associação Médica de Moçambique para evitar pressão no Sistema Nacional de Saúde.
“ Os médicos, eles próprios sabem, têm que trabalhar para evitar maior sofrimento para a sociedade e enquanto isso não acontece, no mínimo, eles têm que garantir o serviço mínimo. Pelas informações que nós tínhamos e foi dado a conhecer na última terça-feira, é que nalguns sectores não estão sendo cumpridos os trabalhos mínimos. Então, a única coisa que posso apelar aos médicos é que usem sempre pela compreensão, saber que o país é este, nós temos problemas e é preciso encontrar uma solução equilibrada que não prejudique mais as populações“, disse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.