O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, encorajou este domingo os indianos a lutarem sem tréguas até à vitória contra a pandemia que atingiu fortemente a Índia, que registou o menor número de novos infetados dos últimos 46 dias.
"Na primeira onda, lutámos com bravura. Desta vez, a Índia também sairá vitoriosa na luta contra o vírus. Não deve haver tréguas nos nossos esforços. Este é o caminho para a vitória", disse Modi durante sua intervenção mensal no programa de rádio "Mann Ki Baat" (Falando com o coração).
O presidente destacou o trabalho dos profissionais da saúde e demais trabalhadores da linha da frente, como os que transportaram oxigénio, que escasseou no país durante "a maior pandemia dos últimos cem anos".
Sobre a falta de oxigénio, que causou mortes em hospitais e o pedido de socorro de milhares de pessoas, Modi frisou que o país conseguiu aumentar a produção em 900 toneladas de oxigénio medicinal diário, para "gerar mais de 10 vezes a produção normal e produzir cerca de 9.500 toneladas métricas por dia".
Segundo o ministério da Saúde, a Índia registou 165.553 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo dos últimos 46 dias.
Este é o terceiro dia consecutivo em que o país, a braços com uma devastadora segunda vaga da pandemia, contabiliza menos de 200 mil casos, após os mais de 400 mil contágios diários, no início deste mês.
Nas últimas 24 horas, o país registou ainda 3.460 mortos, menos 157 do que na véspera.
O total de óbitos eleva-se agora a 325.972, o que faz da Índia o terceiro país do mundo com mais mortes provocadas por covid-19, depois dos Estados Unidos e Brasil, de acordo com dados da Universidade norte-americana Johns Hopkins.
Com mais de 27,8 milhões de infeções acumuladas, a Índia é o segundo país com mais casos a nível mundial, depois dos Estados Unidos.
O total de doses administradas ronda os 212 milhões, de acordo com os dados atualizados diariamente pelo Ministério da Saúde indiano.
A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.524.960 mortos no mundo, resultantes de mais de 169,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.