O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, já se encontra na China, para participar, em representação do presidente da República, Filipe Nyusi, no terceiro fórum de cooperação internacional designado Cinturão e Rota.
O evento que inicia esta terça-feira até ao próximo dia 23 vai decorrer sob o lema “Cooperação do Cinturão e Rota de Alta Qualidade: Junto para o Desenvolvimento Comum e a Prosperidade”.
O terceiro fórum Cinturão e Rota é uma iniciativa do governo chinês virada para construção de infra-estruturas de cooperação internacional, com destaque para estradas, pontes, linhas férreas, portos ligando Ásia África e América.
O jornais de maior circulação, em Beijing, escrevem como noticia de capa que deste a criação em 2013 do Fórum Cinturão e Rota, a iniciativa está a mostrar indicadores positivos.
No âmbito desta iniciativa, cerca de cento e cinquenta países e trinta organizações internacionais já assinaram mais de duzentos acordos de cooperação para impulsionar o crescimento sócio-económico.
Nos últimos anos Moçambique e China tem estado a aprofundar a cooperação no sector de infra-estruturas destacando a construção da ponte Maputo-Katembe, a estrada circular de Maputo e o aeroporto Filipe Jacinto Nyusi, em xai-Xai, Gaza.
Na China, o primeiro-ministro, Adriano Maleiane, vai ainda participar no Fórum de Negócios Moçambique China, onde empresários dos dois pois vão procurar oportunidades de investimento.
Encontros bilaterais entre Moçambique e China vão marcar esta visita que contempla igualmente um encontro entre o Primeiro-ministro moçambicano e o presidente da República Popular da China, Xi Jinping. (RM Beijing)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.