Associações sócio-profissionais de saúde, enaltecem o governo moçambicano pela sua indicação como grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.
A satisfação foi manifestada, esta segunda-feira em Maputo, por representantes das organizações sócio-profissionais de saúde, durante a Reunião semanal com o ministro da Saúde, Armindo Tiago, para a monitoria das medidas de prevenção e combate à Covid-19, no país.
O Bastonário da Ordem dos Médicos, Gilberto Manhiça, disse que a priorização de vacinação aos profissionais de saúde vai contribuir para a salvaguarda deste grupo e manutenção no atendimento aos pacientes
“ Não podia ter havido uma melhor abordagem porque nós já sabemos que o profissional é o que está na linha da frente, é o que mais contacto tem com casos da covid-19, é o mais vulnerável em contrair e provavelmente transmitir aos seus e outras pessoas que possam entra em contacto com ele”, disse.
Para a Presidente da Associação dos Enfermeiros de Moçambique, Olga Matavele, a recepção da vacina representa uma mais-valia para esta classe de profissionais, pelo que, neste momento, é importante massificar a informação sobre a medicação, no seio do grupo dos profissionais de saúde .
“ Nós é que estamos com os acometidos, neste caso os doentes. Nós é que estamos lá 24 sobre 24 com eles. Portanto é uma grande valia para nós “. frisou.
Por sua vez, a farmacêutica, Luisa Namburete, entende que a iniciativa de o Governo privilegiar aos profissionais de saúde vai garantir a continuidade deste grupo no exercício pleno das suas actividades. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.