De visita a Moçambique no âmbito da V Cimeira Bilateral Portugal-Moçambique, o primeiro ministro português António Costa, foi apresentado no Camões-Centro Cultural Português, os projectos que beneficiaram-se do apoio do PROCULTURA. O evento teve lugar na tarde do dia 01/09, na presença dos mentores dos 03 projectos já firmados em Moçambique, dentre eles, Paulo Chibanga, Stela Mendoça e, Fábio Ribeiro.
O programa PROCULTURA é financiado pela União Europeia, co-financiado e gerido pelo instituto Camões e implementado nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, desde 2019, contribui nas mudanças económicas locais, potenciando rendimentos no sector e combinando a transformação do sector às dinâmicas de desenvolvimento do emprego e inclusão. Moçambique beneficiou de 41 por cento do valor total financiado, foram proposto 11 projectos dos quais 03 já financiados, Marimba de Paulo Chibanga, que tem a componente de promoção musical local dentro e fora de moçambique, em parceria com a Escola de Comunicação e Artes e outros.
Música Para Todos, projecto gerido pela soprano operística Stela Mendoça tem como foco fortalecer as relações bilaterais entre os dois países no âmbito da cultura, reduzir a desigualdade da formação e oportunidades regionais em moçambique e do género, com duração de 27 meses, os resultados esperados são a criação de postos de trabalhos, formação de professores de músicos, oportunidades aos professores existentes para troca de experiencias e a criação de uma nova escola em Pemba. Para Fábio Ribeiro em representação da Banda Desenhada PALOP, um movimento catalisador da cadeia de valor da banda desenhada de moçambique, Angola e Cabo verde, com extensão futura para Brasil e Portugal.
Pretende fomentar e dinamizar e consolidar o interesse da leitura da banda desenhada, com objectivo de gerar emprego a partir da banda desenhada e conexa e promover a literacia de narrativas visuais. Tem como principal atractivo, oferecer uma bolsa de estudo.
Resultados esperados do PROCULTURA entre os governos
Para Etelvina Materula, ministra da cultura e turismo o procultura muito bem apresentado através dos projectos subvencionados em Moçambique, ´´permite o intercambio cultural dos povos, contribui para o desenvolvimento do sector cultural, os projectos com caracter de formação são bem patentes nas nossas vidas, o PROCULTURA não benéfica a singulares como podemos observar, abrange mais de 5.000 pessoas, estes projectos aproximam os povos e a África e, hoje testemunhamos o seu desenvolvimento.``
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.