O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu esta quinta-feira, em audiência, o director executivo do Escrtório das Nações Unidas para Serviços e Projectos (UNOPS), de visita a Moçambique.
À saída do encontro, Jorge Moreira da Silva disse ter abordado, como Chefe do Estado moçambicano, o impacto do projecto de apoio à zona norte do país, em particular à população afectada pelo terrorismo na província de Cabo Delgado.
Trata-se de um projecto desenhado pelo governo, financiado pelo Banco Mundial e implementado UNOPS.
“Nós tivemos a oportunidade de apresentar os resultados, o programa está a avançar num ritmo muito significativo, com resultados seja no apoio social, seja na integração socioeconómica, mas também na área das infra-estruturas”- disse Jorge da Silva.
O Escritório das Nações Unidas para Serviços e Projectos está a construir 134 infra-estruturas, em Cabo Delgado, quarenta e uma escolas, vinte e quatro centros de saúde, mercados comunitários e sistemas de abastecimento de água.
Jorge Moreira da Silva assegurou que o programa será executado até ao final de 2025, em vários distritos e comunidades da província de Cabo Delgado.
A fonte disse que, com o Presidente da República, abordou a questão de oportunidades futuras de colaboração da UNOPS, no apoio ao governo na área das infra-estruturas, num país tão afectados pelas mudanças climáticas, numa parceria que se quer duradoura.
O Director executivo do Escritório das Nações unidas para Serviços e Projectos, disse, sem avançar números, que 97 por cento de todos os fornecedores envolvidos na execução do programa são moçambicanos, 49 por cento são de Cabo Delgado, o que, segundo Jorge Moreira, mostra que se trata de um programa que integra a comunidade. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.