Cerca de 40 jornalistas de diversos orgãos de comunicação social do país estão a ser formados, em Macaneta, distrito de Marracuene, província de Maputo, em matéria de ética e responsabilidade na cobertura de eleições na era digital.
Na cermónia de abertura o Presidente da Comissão Nacional de Eleições, Dom Carlos Matshine orientou os jornalistas a privilegiarem mensagens de paz numa altura em que se aproxima o início da campanha eleitoral.
Por seu turno, o Secretário-geral do Sindicato Ncional de Jornalistas, Faruco Sadique, apelou aos profissionais da comunicaçãio social a respeitarem o Código de Conduta Eleitoral, no exercício da sua actividade, durante a campanha e na votação.
O Representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, em Moçambique, Edo Stork, entende, que a era digital requer uma grande reflexão, pelas possibilidades de gerar desinformação principalmente em processos eleitorais.
A formação de jornalistas em matéria de ética e responsabilidade na cobertura eleitora na era digital, é organizada pelo Sindicato Nacional de Jornalistas em parceria com PNUD, a UNESCO entre outros parceiros, e termina, na quarta-feira. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.