Cerca de duzentos hectares de culturas alimentares encontram-se submersos, no distrito da Manhiça, província de Maputo, devido a subida do caudal do rio Incomáti, na sequência das descargas em curso nos países a montante.
Das culturas submersas, o destaque vai para o milho, batata-doce e amendoim.
A localidade 25 de Setembro, no Posto Administrativo de Xinavane, é a mais afectada pelas inundações na bacia do Incomáti.
Perante o cenário, a administradora do Distrito da Manhica, Maria Moçambique, apela aos agricultores que exercem actividades nas margens do Rio Incomáti, a acelerarem a retirada das suas culturas.
A subida do caudal do rio Incomáti também está a provocar situações de intransitabilidade no distrito de Magude.
Informações da Direcção nacional de Gestão de Recursos Hídricos, indicam que, este sábado, a Estação de Magude, atingiu o nível de alerta em 0.81 metros, com tendência a subir.
O facto deixou submerso a ponteca que liga as localidades de Panjane e Sábiè, condicionando a transitabilidade de pessoas e bens. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.