O Gabinete Provincial de Combate a Corrupção, na província de Maputo, investiga indícios de ilícitos criminais no processo que culminou com a expulsão do Juiz do Tribunal Judicial de Matutuíne.
Trata-se de Acácio José Mitilage, Juiz de Direito, afecto ao Tribunal Judicial do distrito de Matutuíne, acusado de ter desviado fundos do Tribunal para o uso próprio, num montante de mais de três milhões e setecentos e vinte e dois mil meticais.
A notícia da expulsão do juiz de Matutuíne, que foi publicada por alguma imprensa nacional, consta na síntese das deliberações da III Sessão ordinária do Conselho Superior da Magistratura Judicial, realizada na Ponta de Ouro, em Dezembro passado.
De acordo com o Conselho Superior da Magistratura Judicial, no processo disciplinar que culminou com a expulsão do juiz Acácio Mitilage, há matéria criminal que é da competência do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção.
A porta-voz do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção, em Maputo, explica que neste termos, já foi aberta a instrução preparatória do processo para apurar a veracidade das alegações. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.