Governo da província de Maputo delimita áreas de Conservação Comunitária, no âmbito da mitigação do conflito homem fauna bravia e gestão sustentável de recursos faunísticos.
Matutuine será o primeiro distrito da província a beneficiar de uma área de conservação comunitária, visando o uso sustentável dos recursos faunísticos pelas comunidades daquele ponto da província de Maputo.
A criação desta primeira área de conservação visa permitir que as comunidades façam o uso sustentável dos recursos lá existentes, como a caça de animais de diversas espécies, incluindo a prática de agricultura dentro do espaço.
O projecto foi apresentado ao Conselho do Serviço de Representação do Estado na província de Maputo durante a Décima Terceira Sessão Ordinária do Órgão realizada, esta quarta-feira na cidade da Matola.
O administrador da Área de Protecção Ambiental no Serviço Provincial da Agricultura de Maputo, Luís Buchilli frisou que com esta iniciativa governamental, pretende-se reduzir os casos de conflito homem-fauna bravia que se têm verificado um pouco por todo o país.
Buchilli aponta entretanto como desafios desta iniciativa das Áreas de Conservação, a mudança de atitudes bem como a gestão de espectativas das comunidades beneficiárias. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.